Pastoral da Comunicação

Pascom

É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais, e tem como finalidades:
Evangelizar, afinal, como diz o Documento de Puebla (1063): “evangelizar é comunicar”;
Dar unidade às práticas de comunicação existentes na Igreja. Quantas paróquias têm programas de rádio, site, jornal, mural, mas cada  feito por uma pessoa ou um grupo, isoladamente?
Construir comunhão: O objetivo da Pascom não é, simplesmente, produzir e emitir informações. Antes disso, é preciso pensar em melhorar a qualidade da comunicação entre as pessoas,  pastorais e setores, para que a comunicação gere comunhão, a exemplo das primeiras comunidades cristãs.

COORDENAÇÃO:
Ricardo Bernardes