21/03/2017

Adoração Dos Jovens ao Senhor contemplando o "SIM" de Maria

Jovens adorando ao Senhor na presença de Maria

No último dia 18 de março, reuniram-se, na capela do Seminário Menor “Sagrada Família”, Peabiru, os grupos de jovens da Paróquia São João Batista (PJ e Grupo de Jovens) juntamente com o grupo dos seminaristas menores e propedêutico para um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Esta adoração teve como objetivo viver o sentido espiritual do ato de adorar ao Santíssimo Sacramento, que está previsto pelo Catecismo da Igreja Católica, nos números 296-297: "Adorar a Deus é, no respeito e na submissão absoluta, reconhecer 'o nada da criatura', que não existe a não ser por Deus. Adorar a Deus é, como Maria no Magnificat, louvá-lo, exaltá-lo e humilhar-se a si mesmo, confessando com gratidão que ele fez grandes coisas e que seu nome é santo. Adoração do Deus único liberta o homem de se fechar em si mesmo, da escravidão do pecado e da idolatria do mundo." Além disso, este momento quis ser um ato concreto de unidade entre os jovens de nossa Paróquia: Não existe “meu grupo que é assim ou assado”, ou o “meu grupo que tem esta linha de ação e, por isso é melhor que o seu”, mas sim, existe o fato de que somos jovens e seguimos todos o mesmo caminho: seguimos os passos do Cristo!

Nesta adoração, tomou-se o texto bíblico de São Lucas, 1, 26-41, para marcar o Ano Mariano dos Jovens: o Sim de Maria e sua disponibilidade de levar o Senhor (no seu ventre) à todas as pessoas necessitadas da presença de Deus (visitação à prima Santa Izabel = ícone das pessoas marginalizadas e necessitadas da presença do Messias). Frisou-se o grande ato de amor, concreto, da Virgem Maria, em dar seu sim. Um amor que não foi apenas de palavras, e por isso abstrato, mas um amor concreto: ele colocou à disposição de Deus toda a sua vida – uma mulher, grávida antes de se casar, na sociedade de seu tempo, certamente sofreria graves punições e rejeições; diante do medo, diante da situação que poderia ser difícil para ela: teve coragem, compromete sua a Deus e ao seu projeto. Isto é amor concreto, comprometer a vida com o amado ou à causa amada, sem temer diante dos medos.

Contudo, refletindo e adorando ao Senhor, rezou-se para que todos os jovens de nossa paróquia não tenham medo de comprometer a Deus, no amor concreto, suas vidas. Que saibam acolher ao projeto de Deus com verdadeiro amor, não abstrato, mas concreto.