Av. São João Nº 136
Peabiru-PR
Evento
31/05/2018

MISSA 25 ANOS DA PASTORAL DA CRIANÃ?A

Ainda hoje, queremos agradecer a Deus pelas inúmeras graças derramadas sobre a Pastoral da Criança que festeja 25 anos de permanentes atividades voltadas a assistir crianças carentes de nossa comunidade.A pastoral da criança foi fundada no município de Peabiru em maio de 1993, trazida pelo pároco da época, Pe. Marcos Ceroni(in Memorian), que iniciou e incentivou as lideranças juntamente com a primeira Coordenadora do grupo, Cleusa Maria Bitencourt, liderando um grupo de 23 membros.

                           Posteriormente o grupo passou a ser coordenado por Maria Aparecida Donatti assessorada pelo Pe. FiorenzoLonghi.

                           Sônia Oliveira, juntamente com o Irmão Franco também liderou o grupo que mais tarde teve como Coordenadora Izabel Carlos assessorada por Pe. EttoriDotti e Pe. MassimoCrota.

                           Entre os anos de 2007 a 2012, o Pe. Luca Pelisfoi o assessor da Pastoral tendo nessa época como Coordenadora a Irmã FrancismaraKaram, que foi eleita, e em seguida o Pe.Wagner Rufino, como assessor.

                           No ano de 2013 a irmã FrancismaraKaram, sendo reeleita, permaneceu na coordenação junto como Pe. FiorenzoLonghi até 22 de abril de 2016. Após esse período, houve uma indicação para assumir a coordenação, sendo entãoRegiane dos Santos juntamente com o Pe. Fiorenzoaté fevereiro de 22 de fevereiro de 2018.

                           Atualmente a coordenadora da Pastoral é Maria Aparecida Donatti que foi indicada para coordenar o grupo desde fevereiro de 2018, tendo como assessor o Pe. FiorenzoLonghi.A equipe estáformada por 17líderes e 17 membros na equipe de apoio, atendendo em média247 crianças na faixa etária de 0 a 6 anos e 8 gestantes.

                           O trabalho desenvolvido pela Pastoral da Criança acontece junto às famílias carentes da Paróquia e consiste em ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania atendendo crianças e gestantes.

A Pastoral desenvolve vários Programas para o cumprimento de sua missão. Os articuladores, junto ao Conselho de Saúde, tem um papel relevante não só na análise da causa da mortalidade infantil ocorrida no município, mas sobretudo, colaborando com o Conselho a fim de evitar a morte de crianças desenvolvendo um trabalho de prevenção.



Voltar