31/07/2019

Pastoral Familiar se prepara para a Semana Nacional da Família.

A Igreja Católica vai realizar no mês de agosto a Semana Nacional da Família. Este ano o tema escolhido para a reflexão é “A família como vai? ”, como destaca o padre Laureandro Lima da Silva, vigário episcopal para a família. “O tema busca refletir sobre a identidade familiar, o papel dela e a importância da família na atualidade”. De acordo com o sacerdote, o momento é uma oportunidade para auxiliar as famílias a se encontrarem com a luz da Igreja e dos ensinamentos Cristãos. “A pastoral familiar tem trabalhado para resgatar os valores que estão em falta. Nossa intenção é colaborar e construir famílias que vivam de acordo com o evangelho.

A Pastoral e seus desafios

A pastoral familiar não é composta por um público específico. Todos são convidados a fazer parte e colaborar com os trabalhos realizados. “(Ela) é uma pastoral bastante abrangente, nela todas as pessoas têm lugar, todas as pastorais, movimentos, serviços e institutos, de uma maneira ou de outra, têm sua contribuição a dar, como também sua contribuição a receber”,

A Igreja e as Famílias

A Igreja tem uma atenção especial quando o assunto são as Famílias. O Papa João Paulo II já dizia que gostaria de ser lembrado como o Papa da família. O Papa Francisco também tem dedicado seu pontificado a ela. Em uma das orações do Ângelus, o Papa destacou a importância das famílias estarem voltadas para Jesus, fazendo uma reflexão sobre a Sagrada Família: “Eis porque a família de Nazaré é santa: por estar centrada em Jesus”. Eram “unidos por um amor intenso e animados por uma grande confiança em Deus.

fonte:https://arquidiocesejuizdefora.org.br/pastoral-familiar-se-prepara-para-a-semana-nacional-da-familia/