30/07/2015

História da Paróquia São João Batista

A história religiosa de Peabiru tem a ver com a vinda da Alemanha para o Brasil,  Seminário Menor em Barbacena- MG em 1928, do jovem de 20 anos Aloysio Jacob, que se tornou padre em 1933 em Santo Amaro- SP, Sociedade do Verbo Divino. Em 1938, foi denominado coadjutor da Paróquia de Pitanga- PR, tendo como Missão o território entre os rios Piquiri e Ivaí. Em sua primeira viagem, em 20 de abril de 1938, fez parada em Campo Mourão.

Em 1941, foi aberto um lugar de culto na região do rio Agrião, próximo onde hoje se localiza  Peabiru. Em 1943, a Capela São José, de Campo Mourão, passa a Paróquia, e em 1944 é fundada a Colônia de Peabiru. Em 23 de fevereiro de 1953, foi criada a Paróquia São João Batista de Peabiru, inicialmente com uma população de 19.180 (Cf Senso IBGE 1960) habitantes,  pelo prelado de Foz de Iguaçu Dom Manoel Koenner, tendo como pároco o padre Aloysio Jacob; este, por sua vez, tinha por responsabilidade Araruna, Engenheiro Beltrão, Terra Boa, Jussara e Cianorte; ficou aqui até 1963.

A Congregação do Verbo Divino assistiu nossa paróquia até 1979.

O primeiro bispo da Diocese de Campo Mourão foi Dom Eliseu Simões Mendes, que assumiu em 1960. Já o segundo, Dom Virgilio de Pauli, tomou posse em 1981.

Pela graça de Deus, padre Ítalo Fani e Angelo Páris - este último Superior Geral da Congregação -, a pedido de Dom Virgilio, decidiram adotar a nossa paróquia, da qual no dia 25 de janeiro de 1987, Pe. Ricardo é empossado pároco de Peabiru, e com ele, o amigo da juventude Ir. Geanfranco Giassi. Em outubro do mesmo ano,  chega Pe, Jerônimo Zonca.

Em 1988, é ordenado o primeiro diácono da Diocese, Miguel Santana de Oliveira; é também criado o Instituto São José que, em parceria com o colégio Olavo Bilac, atendia o Projeto “Tempo de Criança”. Em 1989, como extensão da escola Emílio de Menezes, surge o Centro São José de Ensino Fundamental Em 1998, transformou-se para Escola Municipal São José- Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Em 1990 é criado o Seminário Sagrada Família, tendo como primeiro reitor o Pe. Angelo Fratus; a seguir o Pe. Ezio Lorenzo Bonno; Pe. Daniel Luciano Busetti; Pe. Aurélio Fratus; Pe. Ettore Dotti, este auxiliado por Pe. Wagner Zacarias; Pe. César Luciano Ernandes Fernandes; Pe. Otorino Assolari e Pe. Juscelino Gomes Silva.

Foi construído o Colégio das Irmãs da Sagrada Família de Bérgamo, que contou com a presença das Maria da Glória da Silva, Francismara, Maria e Palma Rosa.

A Congregação tem o seu orfanato, o Lar do Menor Carlinhos Cerioli, que conta com a assistência do leigo italiano Roberto Maccetti.

Os padres da Congregação que já passaram por aqui: Pedro Rossoni; Marcos Ceroni (1993) dá início à Pastoral da Criança; Fiorenzo Longhi (1996) - atual pároco; Aurélio Fratus (1998); Irmão Franco e Pe. Jerônimo Zonca (2000); Otorino Assolari (2002) o qual foi escolhido bispo (o primeiro da Congregação) pelo Papa Bento XVI em 2005, Ettore Dotti (bispo de Naviaraí); Massimiliano Crotta (2006); Luca Pelis (2010); Wagner Zacarias Rufino e Paulo Cesar Nogueira (2011); Rogério Nabarrete Teixeira e Giuseppe Vitari (2013).                                                                                                                                                                                                                                                                              A Paróquia de Peabiru atende 13 capelas rurais, além da capela da Imaculada Conceição Aparecida na zona urbana.