Palavra do padre
23/12/2020

NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

A festa do Natal nos convida a ir ao encontro do menino Jesus que nasceu em Belém, fazendo a experiência do profundo amor de Deus por todos os homens. Contemplando a simplicidade da manjedoura, entramos em comunhão com o Altíssimo e Todo-poderoso, que vem ao encontro da humanidade na pequenez de uma criança. Com isso, o Senhor revela seu projeto salvífico, que segue na contramão da mentalidade que predomina no coração humano. A fragilidade da criança nascida em Belém mostra que Deus não se apresenta de forma grandiosa e imponente, mas se faz pequeno para alcançar a vida daqueles que o mundo diminui.

O acontecimento é grandioso e divide a história da humanidade, pois o Senhor vem ao nosso encontro. Ele é o menino, anunciado com alegria pelo profeta Isaías, que veio para dissipar todas as trevas com sua luz maravilhosa, trazendo a verdadeira felicidade. Ele é o Conselheiro Admirável, detentor da sabedoria divina, que vem para reorientar a nossa história; não será mais uma história marcada pelo pecado, mas pela graça e pelo amor. Ele é o Deus Forte, cujo poder não oprime e nem escraviza, mas traz a libertação de todas as formas de opressão, sejam elas materiais ou espirituais. Ele é o Pai dos tempos futuros, pois abre um novo horizonte para todos os homens e mulheres, sem exclusão, fazendo com que a esperança não decepcione, e nossos passos sejam marcados pela certeza de caminharmos para um novo tempo. Ele é o Príncipe da Paz, pois vem para instaurar um reino novo, em nada semelhante aos reinos humanos, marcados pelo luxo, pela ostentação e pela exploração; seu reino é o reino da paz, que significa vida plena para todas as pessoas.

Entretanto a forma que Ele escolheu para vir a nós é um convite para revermos a maneira que conduzimos nossa vida e nossa história comum. Enquanto a grande maioria esperava a vinda do Salvador de uma forma grandiosa e fantástica, Ele escolheu o caminho da humildade e da simplicidade. Nascido em meio a pobreza, na inexpressiva cidadela de Belém. Não escolheu nascer em Jerusalém, lugar do poder, da riqueza, do luxo, sustentados pelos pesados impostos, arrancados do povo por meio da opressão e da violência. Escolheu nasceu em Belém, em meio aos pobres pastores, considerados impuros e por isso excluídos pela cultura religiosa da época. Deus sabia que, se tivesse nascido em Jerusalém, ninguém perceberia sua presença e nem acolheria o anúncio dos anjos. Por isso escolheu nascer em Belém, no meio de pessoas humildes e despojadas de bens materiais, mas com o coração aberto para receber a graça divina.

Comemorar o Natal em meio a nossa cultura materialista e consumista exige um grande esforço de fé, para não desviarmos o nosso olhar do verdadeiro sentido desta celebração. Hoje nossos olhares são direcionados para as lojas e os centros de comércio, repletos de luzes coloridas e de enfeites encantadores. Estes lugares de consumo são a Jerusalém de hoje, na qual o Senhor se recusa a nascer. Nesses lugares encontramos bens materiais, mas não o Menino Jesus. Devemos tomar cuidado para que nosso coração não se desvie para a Jerusalém de hoje e nos recusemos a caminhar até Belém, por causa da sua simplicidade. Precisamos ter um coração simples e acolhedor, como dos pastores, para ouvir o anúncio dos anjos de Deus: nasceu para vocês o Salvador. Que possamos tornar o nosso coração uma manjedoura espiritual, para acolher o Príncipe da Paz!

FONTE https://www.paroquiasaojudastadeusc.org.br/index.php/publicacoes-do-paroco/comentarios-das-liturgias/78-solenidade-do-natal-de-nosso-senhor-jesus-cristo