Av. São João Nº 136
Peabiru-PR
Palavra do padre
02/01/2021

Epifania do Senhor 2021 â?? Ano B

A Epifania é a manifestação do Senhor ao mundo inteiro, de sua glória que brilhou no mundo todo. Sua solenidade nos faz experimentar, tão de perto, a misericórdia do Senhor, pois do céu nos veio o Salvador (Tt 3,4-7). Cristo é a luz, que resplandeceu dissipando toda a treva. Ele revelou-se a todo o povo de Israel, que, em nossos dias, é a humanidade inteira. Essa luz da revelação divina nos atinge. Cristo é a estrela, que brilha sem cessar e nos conduz à salvação. Antes, os magos puderam seguir a estrela e encontrá-lo. Hoje o próprio Cristo é a luz, a estrela, que nos conduz à redenção.

Não há estrela mais reluzente que a do Cristo. Não há luz mais forte, em toda a face da terra, do que a do próprio Jesus. Essa luz quer iluminar nosso coração, para que tenha os mesmos sentimentos dele, e também nossa inteligência, para que percebamos os sinais de sua presença e de seu amor nos fatos e acontecimentos de nossa história. Se há trevas em nosso coração e em nossa inteligência, Ele quer dissipá-las para que sejamos verdadeiramente livres.

Certamente, cada um de nós já pode experimentar essa luz. Já nos foi dado fazer, em algum momento, a experiência da presença amorosa de Cristo, que nos liberta e nos afasta das trevas, que tentam nos escravizar. Porém só é possível isso se tivermos abertura de coração, se abraçarmos verdadeiramente a fé. O próprio Senhor nos guia no encontro com Ele. Quando somos tocados pelo forte desejo de viver, de servir, de nos oferecermos inteiramente a Deus, estamos vivendo a Epifania em nossa vida.

Certamente, essa experiência nos faz reconhecer Jesus, no presépio, e o quanto a verdade eterna penetrou nossa humanidade. Somos chamados a ser luz no mundo, e nossa vocação de cristãos é ajudar aqueles que ainda estão caminhando devagar a chegarem, mais apressadamente, ao presépio ou à gruta de Belém. O que espera Cristo de nós? Que sejamos também uma luz no meio do mundo.
Devemos, sim, estar satisfeitos com o convite divino de sermos luz no mundo, sentindo nossa responsabilidade de cooperar, ativa e efetivamente, no plano de Deus para a humanidade; desejo de Deus, tão bom e tão promissor, para todos os homens.



Fonte: https://portalkairos.org/reflexao-e-sugestao-para-a-solenidade-da-epifania-do-senhor-2021-ano-b/#ixzz6iReqBNnq



Voltar